segunda-feira, 21 de maio de 2007

Canto lírico e as políticas públicas para a cultura : um problema a ser discutido

Música, cultura e sociedade sempre mantiveram relações estreitas nos seus laços, observado e evidenciado pelos estudos etnomusicológicos, sociológicos, antropológicos bem como de outros diversos campos do conhecimento com vistas à compreensão da complexa interação e organização entre esses três sistemas de expressão do ser humano. É na formação de grupos que o indivíduo desenvolve a capacidade de criar e compartilhar conceitos, formular juízos, comportamentos e produtos em um ambiente específico. Logo, uma ampla utilização da música e, mais especificamente da música vocal, nos mais diversos contextos das sociedades, aponta a música enquanto fenômeno que determina e é determinado pela cultura, o qual (esse fenômeno) está inserido nos diversos campos de ocupação e fixação do indivíduo em seu convívio social.

A contextualização da música lírica enquanto música e de caráter vocal, remete ao entendimento dessa expressão como portadora de valores, símbolos e significados que: enquanto música, responde às características sonoras de altura, ritmo, intervalo, timbre, volume, dentre outros e enquanto lírica guarda a idéia de poesia, de literatura, assim, ao conceito de palavra trazendo consigo o sentido de ‘significantes’ e ‘significados’ tratados pela ‘Teoria da Linguagem’.Logo, essas referências tem, apenas, o intuito de situar a música lírica dentro de parâmetros simbólicos, fundamentais para o entendimento da sua dinâmica dentro de aspectos que lhes confere a qualidade de manifestação cultural e social.

A exploração da música lírica diante de uma dimensão performática, como expressão cultural diversificada e interrelacionada às particularidades do amplo e heterogêneo fazer artístico. Propicia-se, assim, refletir a cerca das perspectivas de maior relevo dentro da concepção e elaboração dos procedimentos a serem adotados na implementação de políticas e, que levem à ações abrangentes e contextualizadas em sintonia com a heterogeneidade e complexidade do fenômeno musical brasileiro.

Durante o período de levantamento de dados da minha pesquisa a cerca das políticas públicas de cultura entre os governos de Fernando Henrique e de Lula, detectei uma grande carência de estudos, pesquisas, trabalhos e literaturas que tratassem da questão da música erudita vocal (canto lírico) e sua relação com as instâncias decisórias, a economia da cultura no que toca ao incentivo, ao fomento, à distribuição, à circulação e à difusão setorial. Essa carência, também, se revelou nas relações participativas de entidades de profissionais do canto lírico nas políticas nas três esferas governamentais: Municipal, Estadual e Federal. Assim, o estudo apontou para um distanciamento da participação de profissionais em setores que não tem como objetivo a atuação da performance artística e da discussão estética.


Um comentário:

Unknown disse...
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